Novos Afiliados

A AIPA está aberta a novos afiliados, seja por meio de nossa própria formação (Pós-Graduação em Psicanálise e Aconselhamento) ou através da solicitação de psicanalistas e/ou conselheiros formados em outras instituições. Veja as informações abaixo sobre os critérios, categorias e valores.

SOLICITAR AFILIAÇÃO

CRITÉRIOS E CATEGORIAS

Critérios para se afiliar à AIPA (os critérios acompanham as especificidades de cada categoria conforme estatutos dos membros efetivos da AIPA)

  1. Possuir curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem e ser considerado idóneo pela Comissão de Ensino (CE). Exceção para candidatos na categoria de Auxiliar, que podem estar em formação de nível superior e/ou psicanalítica e de aconselhamento pela AIPA.
  2. Ser aceite pelas Comissões de Ensino e Ética.
  3. Candidatos formados por outras associações, institutos, conselhos ou similares nacionais e estrangeiros podem ser afiliados mediante análise das Comissões de Ensino e Ética considerando sua contribuição para a psicanálise e para a AIPA, podendo ser solicitado adequação curricular de acordo com o regulamento de formação da AIPA.

Categorias de Credenciamentos*

  • Auxiliar: Credenciamento para formação e qualificação como psicanalistas e/ou conselheiros em curso da AIPA e que concluíram 60 horas de análise pessoal**. Podem ser estudantes de nível superior. Mantêm a designação “Auxiliar” até concluírem a formação.
  • Adjunto: Credenciamento para aqueles que completaram a formação psicanalítica e/ou de aconselhamento, validada pela Comissão de Ensino. Concluíram no mínimo 180h de análise pessoal, 50h em atendimentos e 20h em supervisão. 
  • Titular: Psicanalistas e/ou conselheiros que apresentaram um trabalho científico em reunião da AIPA, com nível de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem e aceito pela Comissão de Ensino e possui a carga horária necessária de atendimentos (250h), supervisão (100h) e análise pessoal (180h).

*Para aqueles que optam apenas pela categoria de conselheiro, a apresentação do certificado de horas de análise pessoal e supervisão não é obrigatória. No entanto, recomendamos a sua realização para fins de crescimento pessoal e profissional.  Para credenciamento apenas como conselheiro são aceites formações a nível superior em áreas como psicologia, teologia, serviço social, desenvolvimento pessoal, recursos humanos e áreas relacionadas.

**As horas de análise pessoal distribuem-se da seguinte forma: 10 (dez) horas de análise pessoal psicanalítica individual; 25 (vinte e cinco) horas de análise pessoal em contexto de aulas; 25 (vinte e cinco) horas de análise pessoal em outras atividades de grupo.

DIREITOS E DEVERES DOS AFILIADOS DA AIPA

Direitos

  1. Receber uma credencial emitida pela AIPA conforme sua categoria.
  2. Página padronizada no site da AIPA.
  3. Participar de atividades científicas (congressos, seminários, conferências, workshops) com custos reduzidos.
  4. Utilizar as instalações, equipamentos e serviços da AIPA, incluindo informação e documentação, conforme tabela de custos reduzidos.
  5. Ter acesso à supervisão psicanalítica a custo reduzido.

Nota: O credenciamento pela AIPA não estabelece vínculo trabalhista, remuneração ou direitos previdenciários. Ele tem como finalidade reconhecer a formação e qualificação do credenciado, além de oferecer benefícios institucionais proporcionados pela associação.

Deveres

  1. Manter em dia o pagamento da anuidade.
  2. Atuar conforme os princípios éticos, bem como manter em dia as sessões de análise pessoal e supervisão, para psicanalistas.

VALOR

A solicitação deve ser acompanhada do pagamento do valor da anuidade ou semestralidade, de acordo com os seguintes valores:

Auxiliar: 70€ (Semestral)
Adjunto e Titular: 140€ (Anual)

OBSERVAÇÕES

1- Automaticamente com a afiliação à AIPA o credenciado torna-se afiliado da SNTPC (Brasil) com direito também à credencial.

2- Caso não seja aprovada a solicitação o valor pago poderá ser devolvido mediante solicitação.

SOLICITAR AFILIAÇÃO